Organização Cultural de Defesa da Cidadania - Entidade Apartidária

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CHEGA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO!



Década da Ação para Segurança Viária

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Apresentadores: Jakow Grajew (FGV) e José Oka (CESVI)

Reunião de 23/11/2010 17:00 - FGV-SP - Avaliação e Encaminhamentos - Evento DMMVT

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Participantes:

Sérgio Ejzenberg (Sejzenberg), Vanda de Oliveira (ABRAMET), Alex Sander (ABRAMET), Cícero Yagi (MNSP), Asunción Blanco (MNSP), José Bellintani (Inst. SP Contra a Violência), Alexandre Salaverry (BITGRAPH), José Ramalho (CESVI), Patricia Gejer (CESVI), Fernanda Mendonça (CESVI), Carolina Circelli (CESVI), Eduardo Magrini (CESVI), Ailton Brasiliense (ANTP), Horácio Augusto Figueira (Hora H), Nancy Schneider (CET), Roberto S. Scaringella (Pref. Jundiaí), Tomaz Puga Leivas (IOT - HCFM - USP), Luana Magalhães (INSIGHT - Asses. Imprensa GV), Toufic Attar (OCDC/MCCE), Alexandre Xavier (IQA), Leandro Valverdes (Ciclocidade), Andrea R. L. Magri (Rede Nossa SP), Tais Lucilo (Semcia Brasil), Manuel Xavier Lemos (Metrô), Artur Aymoré, Wania Maria Madeira da Fonseca, Daniel Steve, Milton Stziman (APM), Ariel Kegan (Rede Nossa São Paulo), Carolina Zanatto (PROAHSA), Marco Aquino Alves (FGV), Idelbrando Gozzo (ST Corretora).

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Sugestões:

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* Elaborar metas e indicadores técnicos e projetos de lei com ações definidas(Horácio Augusto)

* Chamar representantes do CREA responsáveis por projetos urbanos e lembrar que a maioria dos acidentes ocorre com os pedestres e que sejam mais mencionados e também representados. (Assunción)

* Envolver os centros técnicos para fornecer dados sobre o problema, utilizar a imprensa para documentar os fatos ( José Ramalho)

* Mencionar os locais que matam mais e menos no Brasil, analisar os casos contados nos vídeos de depoimentos pois cada um tem responsabilidades diferentes como imprudência, falta de sinalização, qualidade da via .

* Elaborar indicadores e metas e levá-los aos órgãos públicos, necessidade de comprometimento da mídia e autoridades sobre o problema. (Andrea Magri)

* Contatar uma assessoria de comunicação para tentar "converter" quem tem o poder para resolver o problema. (Scaringella)

* Desenvolver zonas de traffic calming e lutar pela redução da velocidade nas vias. (Leandro Valverdes)

* Mobilizar a sociedade e esta pressionar o poder público, priorizar o transporte de massa eficiente, passar para mídia quais informações queremos divulgar, usar estratégias diferentes para mobilização do poder público e sociedade (Tomaz Puga)

*Mudar o conceito das auto-escolas, passar os critérios de velocidade nas vias para o conhecimento público, enfoque nas pessoas e campanhas que expliquem os porquês ( Alexandre Salaverry)

* Deixar de priorizar as questões orçamentárias e de fluidez das vias e sim focar na segurança das mesmas, mobilizar a sociedade, mostrar que os pedestres já são mais de 50% das vítimas e incentivar o respeito entre o motorista e o pedestre.(Nancy)

* Questionar como devemos convencer as outras pessoas sobre os problemas do trânsito, criar indicadores e acompanhá-los para informar a sociedade. (Ailton)

*Aprofundar na questão da cidadania como ponto inicial para que algo seja feito (Toufic)

*Pensar na cidade e seu plano diretor com um modelo de governança e que fale sobre as questões de acidentes de trânsito e suas vítimas. (Cícero)

* Pensar em vender motos ou veículos somente com a verificação de Habilitação comprovada (CNH), meios para que seja evitada a corrupção nesta esfera, criar grupos de estudos e ações para a década, imaginar evento para o final do ano que vem para ser apresentado para a mídia, DM9 se compromete a ajudar.

* Explorar o papel social da Universidade Getulio Vargas com pesquisas e também no âmbito da educação do futuro cidadão. (Manuel Xavier)

#### Marco Zero em 17/11/2010

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