A perplexidade domina o cenário politico brasileiro. Quanta gente anda por aí decepcionada, desiludida diante de uma triste constatação: parece impossivel alterar o modo de fazer politica no Brasil já que tudo parece corrompido por vicios profundamente enraizados!
Eis que estamos em ano de eleições importantes sem que tenham sido rediscutidos, abertamente, publicamente e exaustivamente, o papel dos partidos politicos, de seus compromissos e responsabilidades. Diariamente somos bombardeados por noticias de escandalos e comportamentos que desafiam o nosso intelecto: somos obrigados a aceitar isto em silencio e porque? O que pode ser feito para reverter este quadro e voltar a acreditar na politica como terreno propício a mudanças profundas permitindo o surgimento de politicas de bem-estar social e de soluções que impedem o povo brasileiro de usufruir dignamente de suas riquezas nacionais?
Parece urgente recolocar uma velha conquista preciosa ao ser humano: a cidadania reconhecida como direito inalienável a cada um de nós brasileiros, nao importando o estado de seu bolso.
Porém, o exercicio de uma cidadania ativa e responsável exige também a recupração de outra regra que está em perigo atualmente: a liberdade de expressão! Eis que recentemente, para impedir um prestigiado jornal de falar de um determinado cidadão, impuseram uma estranha censura que parecia querer ditar aos jornalistas o que pode e nao pode ser abordado! Impor limites, restringir, em defesa de interesses individuais em detrimento do interesse coletivo, mostrou que para os censores (e quem os usa) a democracia é algo segundário, menos importante. Enquanto estamos convictos que liberdade e democracia são indispensáveis para a busca de soluções em todos os setores da vida humana, fazendo da cidadania digna e respeitada um bem-comum a todos.
Eis porque estamos sugerindo uma coluna dentro deste blog que cuide do assunto acima:acidadaniaemquestao, seus males e suas conquistas no dia-a-dia da gente. Que tal? Teo
No próximo dia 11 de Abril a OCDC promove uma Plenária sobre transportes públicos e mobilidade urbana. O que isto tem a ver com a cidadania? Venham descobrir ou discutir conosco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário