Organização Cultural de Defesa da Cidadania - Entidade Apartidária

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FIFA, CBF e Cia. Porque o processo na Suiça é tão importante?

Nesta quarta-feira, o Tribunal Federal da Suíça divulgou que os nomes dos acusados por suborno no caso Fifa/ISL seriam revelados. Desde 2010, Teixeira e Havelange tentantavam manter a decisão em sigilo.

Fifa se diz satisfeita com divulgação de documentos que incriminam Teixeira e Havelange

Entre estas e outras decisoes da FIFA, surgiram fatos constrangedores (apontar os estrangeiros e esconder os não-estrangeiros e coadjuvantes de qq nacionalidade seja) tornando o assunto digno de interesse e de reflexões que este blog permitiu apresentar em nome da liberdade de expressão e de pensamento. A cada dia da semana serão liberadas algumas reflexões, com a abordagem gradativa de aspectos nem tão em evidencia como mereceriam e que não estão merecendo da grande imprensa . A começar pelo mérito da justiça suiça ter permitido e aberto uma Caixa de Pandora sem revelar por tudo os segredos ali guardados.  Um saudoso cidadao brasileiro teria adorado acompanhar essas revelações: o nosso Sócrates! Citado em reportagem recente como um dos 5 jogadores de futebol pelo mundo que mais lutaram para denunciar a falta de democracia nos seus países e no futebol! Exigindo transparencia e ética! Decisoes da FIFA, recentes, apontam que essas vozes ganharam! 
Até amanhã, com o ínicio de nossa viagem tornada possivel pelas revelações que sacudiram o mundo do futebol. Sem atingir, aparentemente, todos que clamam serem mais branco que branco sem exigir que toda a claridade sobre o processo seja feita. Chega de encobrir fatos tão graves!
Boa leitura para quem gosta de política e de sua relação com as culturas (no plural) pois a FIFA é composta de uma multitude delas, sendo a entidade que mais nações agrega atualmente, tem passado da ONU. Ela sim, deve explicações mais transparentes. Sem saber a qual justiça ela tem que responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário