Organização Cultural de Defesa da Cidadania - Entidade Apartidária

quinta-feira, 1 de abril de 2010

FW: blog ocdc

BLOG OCDC


"Acidadaniaemquestao"



O BLOG DE OPINIÃO



"O RESGATE DA CIDADANIA PASSA POR UMA POLITICA DE BEM-ESTAR SOCIAL E DE VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO."



BLOG OCDC:


JUNTE-SE A NÓS. CIDADANIA & VALORIZAÇAO HUMANA.

Desde seu nascimento em 2004, a história da OCDC é a tomada de consciência de um grupo de amigos que tiveram como denominador comum trabalhar em prol de melhorias de vida nas suas comunidades de base, certos de que ações locais podem ser fontes de novos rumos para a reconquista do conceito da dignidade cidadã como conquista definitiva de uma luta pela democracia que vem ao longo do tempo e encontra meios de manter viva a chama da esperança de que o ser humano seja tratado como ser humano e não uma simples mão de obra barata e descartável.

A OCDC nasceu da soma de esforços de várias pessoas que sempre militaram para disseminar, ao seu redor, a prática da cidadania participativa, ativa, preocupada com os rumos do Brasil, sim, mas conscientes da importância de incentivar as comunidades locais a buscar soluções para melhorar a qualidade de vida independentemente de sua participação partidária.

Cada associado se empenhou como pôde na construção de uma verdadeira democracia no Brasil. Aos poucos juntaram forças gente do Butantã, Taboão da Serra, Pinheiros e arredores, buscando a construção de uma sociedade mais justa, de valorização do convívio humano. Foi assim que nasceu a "Gazeta Cidadã", jornal gratuito distribuído na Vila Sonia e arredores. Encontra-se no momento em estado de espera para ser relançado.

Em 2008, com o desencanto com a atuação dos partidos políticos, criou-se uma perplexidade dentro do grupo, e uma discussão: o que fazer para resgatar a vontade de participar da construção política do país apesar de tudo o que está acontecendo? Melhor ainda: como continuar a fazer política sem vender a alma ao diabo, construindo o Brasil de nossos filhos, netos e bisnetos, já que não tivemos a felicidade de ver o conceito da boa qualidade de vida vingar como algo perfeitamente possível, nada utópico, neste imenso Brasil, imensamente rico também.

Os fatos vieram confirmar essa afirmação de extremamente rico: apesar do surgimento de escândalos vergonhosos (e criminosos) todo dia quase, continuou-se a prática de assaltar o erário público sem que ninguém conseguisse frear o verdadeiro sangramento dos cofres públicos! Nada aconteceu para ninguém. Sob nenhum governo. Nem os anteriores nem o atual. Talvez nem o futuro. Isto... se a sociedade não acordar diante do custo da corrupção que se instalou no Brasil tomando como justificativa que "sempre foi assim".

Apesar destes sangramentos, os crimes contra a sociedade brasileira continuaram, continuam ainda, com todo dia surgindo revelações de milhões e milhões de reais usados para fins outros que não a eliminação da miséria de nossa triste história.

Os associados da OCDC decidiram então dar um novo passo rumo à construção de uma Organização disposta a defender a cidadania, pondo-a acima dos interesses partidários. Que cada um tenha o seu partido, ou sua maneira de fazer política, mas que todos buscassem o interesse coletivo como primeira meta! Um novo estatuto muniu-a de condições de cumprir seu papel socioeconômico.

Mais do que isto: a gente sabe que é preciso incentivar a criação de milhares de empregos, com a valorização da mão-de-obra humana, dando-lhe condições de viver dignamente e satisfatoriamente.

É a nova política da OCDC de buscar na criação e desenvolvimento de novos projetos que tenham em comum uma visão social, uma concepção empresarial e a geração de novos empregos: é a vontade de participar de um esforço nacional para o fomento ao emprego com salários mais condizentes com o custo de vida local.

Um dos aspectos que mais é valorizado pelos atuais associados é a independência de opinião, a liberdade de pensar e opinar, preferindo uma boa controvérsia à omissão ou ao silêncio.

Nestas condições, e diante do atual cenário nacional que pede um engajamento de todos a favor da construção de um Brasil mais justo e mais humano, nasce o "Blog OCDC", UM JORNAL DE OPINIÃO.

O Blog está aberto a todos os enfoques de interesse socioeconômico. Mas também pretende levar entretenimento aos amadores de poesia, leitura, diversão, valorizando o lazer como algo essencial a todo ser humano.


Teo


2 comentários:

  1. Teo.
    O texto está claríssimo. A OCDC é isso, o espaço da cidadania.

    ResponderExcluir
  2. Teo, meus cumprimentos pela matéria sobretudo pelo empenho e esforço em mudar o jeito de fazer política no Brasil. Perseverando, chegaremos lá. Tenho certeza! Grande abraço amigo, Lucrecia.

    ResponderExcluir