Organização Cultural de Defesa da Cidadania - Entidade Apartidária

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fabuloso Brasil, terra abençoada por Deus, mas ignorada por sua gente

Fabuloso, sim! Se cada um de nós fizer um esforço de memória, quantas obras faraónicas foram tocadas sem que ninguem conseguisse exigir uma obrigatória transparencia seguida por auditorias sérias e independentes? Qual foi o custo real? Porque nenhum governo levantou os mistérios e silencios sobre tais decisoes que envolveram a vida de milhoes de brasileiros durante várias geraçoes?
Vou citar, por mémoria alguns, pouco olhando quem usufrui . Nao estou procurando culpados, mas em busca de questionamentos legitimos pois tocam diretamente na condiçao da cidadania neste país. Para que serviram em termos de melhoria da qualidade de vida, de todos os brasileiros, todos cidadaos com reconhecidos direitos, e deveres, diante de uma mesma pátria? E se houve vantagens, que sejam esclarecidas e recebam os parabens quem mereça!
Quem lembra da Transamazonica e pode dizer quanto consumiu, tanto em riquezas propiciando o progresso da nação como um todo, como riquezas individuais ou grupais, de alguns felizardos que fecharam os olhos sobre outros dramas humanos na mesma época? Quanto custou em prejuizo ambiental? Houve, após o fim do periodo ditatorial, o esforço de fazer a luz sobre tais decisoes?
A Usina Nuclear Angra dos Reis, comprada da Alemanha Ocidental, na época, que vivia sérias discussoes internas, diante da insistencia dos Verdes de lá em questionar a segurança e utilidade das usinas nucleares na território alemão. Desmontaram uma de lá p/ montar aqui. Quem sabe dizer quanto custou realmente, adiantou que naquela época inotícias davam um acrescimo de mais 30 milhoes de $ sobre a já existente Divida Externa Brasileira? O que e representou em termos de destinar recursos preciosos para combater o pior mal do Brasil: o caos social e a disparidade entre classes sociais? Na época nao se falava ainda de classes A,B,C,D e E! Quanto ao Estado do RJ onde se situa, quais vantagens vieram em introduzir numa área do litoral fluminense uma obra que exige segurança total para o resto da vida?
Para encurtar, somem os gastos com a Ponte Rio-Niteroi, a Barragem de Tucuruiõ onde milhes de km2, de um precioso ecosistema lregional e áreas extensas de árvores submersas, estourando com um grande escandalo financeiro na época? Aí veio Carajás com a escravidao humana e a triste corrida do ouro! Há ainda Itaipu. grande Itaipu! Ninguem sabe dizer ao certo quanto representou em transformaçao do ecosistema e enchentes cheias de desastres, humanos e mateirais, pelos estados vizinhos do Sul.. Estou falando apenas de obras de infraestrutura e nao de corrupçao ou escandalos político/financeiros.
Somem os bancos que sumiram, com o notável BNH criado para solucionar a quesao da habitaçao! Engolido sem deixar rastros, em silencio! Houve auditoria?
Muitas vozes, em cada época, de cada fato, se levantaram contra tudo isto. Hoje estão caladas apesar de ter tido poder suficiente de fazer a luz sobre questões de interesse coletivo e cujos efeitos sao sentidos até hoje!
Somem tudo, acrescentem os escandalos político e economicos que nunca pararam de pipocar, em todos os governos, e chegaremos juntos ao título acima = FABULOSO BRASIL ECONOMICO, TRÁGICO BRASIL HUMANO!
TEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário